C. DEVEMOS BATIZAR OS NENÊS?

Afirmação: os bebês não devem e não podem ser batizados e são aqui as razões porque não:

1. O batismo de nenês não é bíblico.
a. Desde que o batismo identificado como fé e de uma súplica do pecador a Deus para o perdão, é óbvio que sem fé em Cristo como sacrifício do pecado, não pode haver nenhum batismo.

Atos 22:16 - Um nenê é incapaz de invocar o nome do Senhor.

1 Pedro 3:21 - um nenê é incapaz de pedir de Deus uma consciência boa.
Colossenses. 2:12 - Um v é incapaz de ter fé na operação de Deus.

b. As escrituras descrevem aqueles que devem ser batizado e a descrição exclui nenês.

Mateus 28:19 - " fazei discípulos de todas as nações, batizando-os (os que se tornam discípulos)..."

Marcos 16:16 - " Quem crer e for batizado será salvo."

Atos 2:41 - " foram batizados os que receberam a sua palavra "

Atos 8:12 - "... quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres."

Agem 8:36-37 - " Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.]"

c. O batismo de nenês não foi praticado no Novo Testament.
As primeiras referências históricas do batismo de vieram 150 anos (Origen) a 200 anos (Irenaeus) após o dia de Pentecostes. Este silêncio prolongado faz óbvio que o batismo infantil era uma inovação nåo praticada na igreja apostólica. Mesmo aqueles que defendem a prática do batismo infantil têm que admitir que é assim.

Considere, por exemplo, L. Berkhof em seu theologia sistemático sob o título, "a base nas escrituras para o batismo infantil." Escreve: "pode ser dito di início que não há nenhum mandamento explícito na Bíblia para baptizar crianças, e que não há um único exemplo em que nós somos ditos claramente que as crianças foram batizados. Mas isto não faz necessariamente o batismo infantil ser não biblical "(p. 632).

2. Alguns argumentos dados por aqueles que acreditam no batismo de nenês.

a. Martin Luther em sua "Catetismo Parte Quatro

i. "que o batismo das crianças é agradável a Cristo é provado suficientemente de seu próprio trabalho, a saber, que Deus sanctifou muitos deles que foram batizados quando nenês e lhes deu o Espírito Santo; e percebemos hoje em dia que eles tem o Espírito por causa de sua doutrina e vida... Esta é certamente a melhor prova e mais forte para pessoas simples.

ii. "Nós não estamos preocupados em saber se a pessoa sendo batizada acredita ou não; para esta pessoa o batismo dela não se torna inválido; mas tudo depende da Palavra e do mandamento de Deus. Quando a Palavra é ajuntada com a água, o batismo é válido, mesmo que a fé esteja faltando... Mesmo que um judeu venha desonestamente e com propósito máu, nós devemos baptizá-lo em toda a fé boa. Assim nós devemos dizer que seu batismo é genuine porque ajuntou a Palavra de Deus com a água. Houve água junto com a Palavra de Deus mesmo que a pessoa não a receba como deve."

iii. "É uma mente presunçoso que diz: "Onde não há a fé verdadeira, também não pode haver nenhum batismo verdadeiro." Seria igual alguém dizer: "Se eu não acreditar, então Cristo não existe" ou " Se eu não for obediente, então pai, mãe, e o governo não são nada. O ouro é ainda ouro mesmo que uma prostitute se vista nele no pecado e vergonha."

b. Católica:
i. "alguns povos afirmam erradamente que as frases" Arrependam-se e sejam batizados" e "crer e ser batizado "demonstram que somente aqueles com bastante idade para se arrependerem podem ser batizados. Mas, considere 2 Tessalonicenses 3:10, "se alguém não quer trabalhar, não coma." Diz "se alguém". Será que devemos dar comida aos nenês só porque não trabalham? Claro que não! Os mandamentos de se arrepender e crer ou trabalhar aplicam-se somente até o ponto em que uma pessoa é capaz de fazer."

ii. "infantes movidos pela graça de Deus podem receber a presente da fé. Quando Maria trouxe Jesus a Santa Elizabete e a Santo João o baptista, Elizabete respondeu, "o nenê em meu seio pulou com alegria..."

c. Calvino justificou o batismo infantil na idéia que há uma semente da fé implantada nas crianças de pais crentes por causa da promessa da aliança de Deus. Assim a posição da igreja evangelical reformada:

i. "Quando não houver nenhum mandamento explícito, o batismo infantil é baseado na unidade e na continuidade essenciais da aliança da graça,

ii. A aliança da graça é a única aliança espiritual feita inicialmente com Abraão e cumprida em Cristo.

iii. Nenhuma fé é necessária.

iv. Por causa da unidade da aliança, o sinal da aliança nova pode ser dada às crianças dos crentes no NT, como Abraão deu o sinal de Deus da aliança feita com ele a seus filhos no A.T.

v. O sinal da aliança nova é o batismo que substitui o sinal da aliança velha do circunsão. Isto explica coisas como da "batismos de casa," em qual presumimos que os infantes foram batizados e a "inclusão" de crianças pequenas no reino (Marcos 10:14-16). "

Voltar ao início da pagina