Mensagem de Reconciliação
Devorado Pelos Desejos

Lição 25
Paulo na carta aos Romanos declara que o Evangelho é o poder de Deus para a salvação (1.16), que fé vem por ouvir ou lêr de tal maneira que a palavra de Deus possa ser entendida.(10.17) Quando obedecemos a Palavra de Deus morremos para o pecado.” “….Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.” (Romanos 6.2-4)

Esta é a analogia da semente. Uma semente precisa ser plantada, germinar, forçar através do solo antes de se tornar uma bela planta. A planta ao crescer enfrenta muitas dificuldades; por exemplo, tempestades, enchentes, seca, fogo, doenças, insetos, pássaros, animais e o homem. Algumas plantas poderão não sofrer nenhum dano enquanto outras podem ficar deformadas, serem quebradas, comidas ou param de crescer e morrem.Como com as plantas, coisas ruins acontecem com os cristãos porque eles também podem ficar deformados, quebrados, devorados ou somente param de crescer e morrem como podemos ver nas seguintes passagens.

“Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” (1 Pedro 5.8)

“Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa da mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho....” (Colossensses 1.21-23)

“Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.” (Colossensses 2.8)

“Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa. Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça...” (Colossensses 2.18-19a)

“Por todo o mundo este Evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade. Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco.“ (Colossensses 1.6-7)

“Mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé. Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.” (1 Timóteo 1.19.20)

“O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade.” (1 Timóteo 4.1-3)

“Pois o amor do dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.” (1 Timóteo 6.10)

“Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento; professando-o, alguns desviaram-se da fé.” (1 Timóteo 6.20-21)

“Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso proseguem cada vez mais para a impiedade. O ensino deles alastra-se como câncer. Entre eles estão Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu.” (2 Timóteo 2.16-18)

“Pois Demas, amando este mundo abandonou-me.” (2 Timóteo 4.10)

“Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores, especialmente os do grupo da circuncisão. É necessário que eles sejam silenciados, pois estão arruinando famílias inteiras, ensinando coisas que não devem, e tudo por ganância.” (Tito 1.10-11)

“Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho.” (Gálatas 1.6)

“Se, porém ,procurando ser justificados em Cristo descobrimos que nós mesmos somos pecadores, será Cristo então ministro do pecado? De modo algum.” (Gálatas 2.17)

“Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos. Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis.” (Gálatas 4.1011)

“Ouçam bem o que eu, Paulo, lhes digo: Caso se deixem circuncidar, Cristo de nada lhes servirá. De novo declaro a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a cumprir toda a Lei. Vocês, que procuram ser justificados pela Lei , separaram-se de Cristo; caíram da graça.” (Gálatas 5.2-4)

“Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo a verdade?” (Gálatas 5.7)

“De que adianta meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-los?” (Tiago 2.14)

“Assim também a fé por si só , se não for acompanha de obras, está morta.” (Tiago 2.17)

“Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem desta forma, jamais tropeçarão.” (2 Pedro 1.10) Como seria a consequência se não fizerem estas coisas?

. “No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” (2 Pedro 2.1)

“Portanto, amados, sabendo disso guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais nem percam a sua firmeza e caiam.” (2 Pedro 3.17)

“Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com voces de maneira desonrosa......São nuvens sem água , impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz.” (Judas 12)

Judas claramente declara que outros já foram devorados. “ Embora vocês já tenham conhecimento de tudo isso, quero lembrar-lhes que o Senhor libertou um povo do Egito mas, porteriormente, destruiu os que não creram. E, quanto aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.” (Judas 5-7)

Perguntas
    1.Quando Paulo declarou em Colossensses que Cristo apresentaria os cristãos santos e inculpáveis, “ desde que eles permanecessem na fé” não deixou nenhuma dúvida de que aqueles que não continuassem da fé, que não seriam apresentados santos e inculpáveis.
             

    2. O discípulo Demas, companheiro de Paulo, abandonou a Paulo e voltou a sua vida no mundo.
             

    3. Pedro advertiu aos cristãos a terem cuidado para não serem desencaminhados da posição de segurança deles.
             

    4. Mesmo alguns anjos se desencaminharam, abandonando suas posições e estão sendo mantidos na escuridão até o julgamento.
             

    5. O desejo por dinheiro causa alguns a se desviarem da fé.
             

Voltar ao início da pagina